Artigo

Caixa eletrônico inovador pode acabar com agências bancárias

Boécio Vidal Lannes, da equipe IoT24x7

O novo caixa eletrônico desenvolvido pela empresa NCR promete revolucionar o próprio conceito de agências bancárias. Isto porque muito mais do que sacar dinheiro, a máquina permite que o cliente faça tudo o que hoje ainda só pode ser feito frente a frente com o gerente.

A nova geração de máquinas permite que o cliente converse por videoconferência com seu gerente. Tudo por meio de uma tela de 19 polegadas sensível ao toque. Com isso, será possível solicitar empréstimos e realizar outras operações sem precisar falar pessoalmente com nenhum funcionário – e o melhor: sem enfrentar fila.

A NCR informa que “diversos dos maiores bancos do mundo já assinaram contratos para usar o equipamento”. Entretanto, a empresa não divulga uma data para a estreia do aparelho.

Com o novo caixa eletrônico, batizado de SelfServ 80 Series, os bancos se tornarão mais dinâmicas e, ao mesmo tempo, atenderão a clientela em horários alternativos – noturnos, por exemplo.

A novidade é o primeiro grande avanço no sistema bancário automatizado desde que as primeiras máquinas de autoatendimento foram lançadas, há cinco décadas. Pouca coisa mudou quanto aos serviços, embora tenham surgido avanços como telas sensíveis ao toque e novos sistemas de segurança mais eficazes.

Nessa empreitada, a NCR está usando o software Microsoft Windows 10 IoT, e já trabalha junto a um banco europeu. “A parceria com a Microsoft mostra nosso compromisso em fornecer soluções inovadoras às instituições financeiras”, salienta Jose Resendiz, vice-presidente de serviços financeiros da NCR.

Ver mais posts

Artigos relacionados

Close